Termopar alta temperatura
O transmissor para temperatura para termopar é um equipamento constituído com dois fios feito para conexão do sensor, sendo termopar ou termorresistência, ao instrumento de medição.
Com esse processo, ocorre a eliminação dos erros introduzidos pelos cabos de compensação, assim, aumentando a imunidade do ruído elétrico.
Informações importantes
- Compatibilidade eletromagnética, pois o campo magnético gerado pode interferir nas transmissões de sinais;
- Isolação galvânica, pois ela desempenha o papel de proteção entre a entrada e a saída do transmissor para temperatura para termopar contra loops da terra e ruídos;
- Economia de fiação, pois em longas distâncias o custo com cabos de extensão é inviável, portanto quando comparado, o transmissor para temperatura para termopar cobre a transmissão de sinal da saída;
- Linearização do sinal, pois o transmissor para temperatura para termopar lineariza o sinal de saída conforme o sensor primário.
Aplicação com o termopar
O termopar é um sensor de temperatura simples, que concede robustez e baixo custo para o comprador. Portanto, o transmissor para temperatura para termopar é bastante usado em recintos industriais devido as amplas aplicações do sensor.
Para a recepção de sinais provenientes de termorresistências, termopares ou de sensores-mV, o Termopar alta temperatura possui a capacidade de processá-los em um sinal analógico (4~20 mA ou 0~10 Vcc) completamente linear e proporcional a temperatura.
Assim, o transmissor para temperatura para termopar converte o sinal analógico de entrada proveniente de termorresistências e termopares em um sinal analógico linear e adequado a temperatura sem utilizar processadores e conversores digitais. Dessa forma, já saem com o tipo de sensor e faixa definidos.